segunda-feira, 20 de agosto de 2012

As bombas atômicas 8 T A

" Agora eu me tornei a morte, a destruidora de mundos. Com essa citação literária, o físico americano Robert Oppenheimer saudou o cogumelo de fogo que brilhou às 5h30 da manhã no deserto no Novo México, no dia 16 de julho de 1945. A explosão assinalava o sucesso da missão que consumira todos os momentos da vida do físico durante três anos: a produção da primeira bomba atômica.
  Mas a frase sinistra, pinçada do livro religioso hindu ' Bhagavad Gîtá, denunciava a mistura de sentimentos entre os participantes do projeto Manhattan, o programa de armas atômicas que o governo norte-americano desenvolveu durante a Segunda Guerra. O objetivo do projeto, que custou US$ 20 milhões e mobilizou 140 mil pessoas, era criar um artefato tão destrutivo que fosse capaz de encerrar o conflito. Em 6 e 9 de agosto de 1945, os dois protótipos construídos foram jogados sobre as cidades de Hiroshima e NagasaKi. O número de vítimas chegou perto dos 140 mil, o governo japonês foi forçado a solicitar um armistíco e a Segunda Guerra Mundial realmente chegou ao fim.
   As duas explosões assinalaram também um começo, o dia era dos arsenais atômicos. Em 1949, para contrapor-se ao poderio americano, a URSS realizou seu primeiro teste nuclear, e deu início à Guerra Fria. A partir de1991, com o fim da URSS, Rússia e EUA deram início a um processo de aproximação diplomática, e a confrontação ficou para trás. Mas as armas atômicas ficaram."

* Armistíco e o acordo que suspende as hostilidades entre os lados envolvidos numa disputa ou guerra; trégua.


                                    Responda no seu caderno
a) Explique com suas palavras o que foi o projeto Manhattan.
b) Inicialmente, quantas bombas foram construídas e onde foram lançadas?
c) Segundo o texto, com que finalidade os estadunidenses desenvolveram a bomba?
d) O uso das bombas atômicas marcou o início de que era?

Nenhum comentário:

Postar um comentário